2- Esclarecendo uma dúvida

                                                                                     
José Augusto Bellato - Pesquisador

- É a respeito do fato de alguns descendentes de italianos e, mas especificamente, de ÂNGELO GIUSEPPE BELLATO, o "nonno" escreverem seu sobrenome ou, muito usado juridicamente, o apelido de família: uns com um "L" somente e outros com dois "LL", ou seja: BELATO E BELLATO e, o pior, é que pessoas estranhas à família transmitem, mal informadas, que os BELATO com um "L", de Monsenhor Paulo, são os pobres e os BELLATO com dois "LL" de Campanha, são os ricos.          
Quanta pobreza de espírito dessas pessoas, com as quais os BELATO ou os BELLATO, não têm nenhum parentesco, felizmente.          
Pois bem, o caso é bem simples e muito fácil de entender. Numa das reformas ortográficas da Língua Portuguesa, ocorrida na década de 1930, houve uma notável modificação na maneira de escrever certos nomes, como por exemplo: Rodolpho passou para Rodolfo, Pharmácia passou para Farmácia e assim por diante. Nessa ocasião, meu saudoso irmão Homero Bellato, era aluno da ilustre professora Alice Brasilina de Souza. Em determinada aula, o Homero assinou o nome dele com apenas um "L", mas foi logo advertido por D.Alice de que a reforma era da Língua Portuguesa e que os sobrenomes estrangeiros não poderiam sofrer qualquer alteração.  Entretanto, meu cunhado e primo-irmão José Belato Sobrinho, o "Zé Belatinho", que era Oficial Titular do Cartório do Registro Civil de Ponte Alta da Campanha, hoje Monsenhor Paulo, entendeu que deveria escrever o sobrenome com um "L" apenas, inclusive o dele próprio. E, a partir daí, os Registros de Nascimento foram anotados apenas com um "L" e muitos seguiram os seus pais, assinando com dois "LL", como no meu caso.          
Todavia, é bom que fique esclarecido que todos os Belato ou Bellato tem origem nos BELLATI, que é o sobrenome no plural, na língua italiana. Têm origem de antiga família "moglianese" presente na região vêneta, norte da Itália, pelo ano de 1500.          
Vários descendentes da família Bellato receberam o título de CONDE (CONTI), concedido por S.R.A, em seis de maio de 1821 e por Decreto Real, "motu proprio", de 14 de maio de 1890 e RR.LL.PP. de 16 de agosto de 1890.            Todos os documentos, oficiais ou não, que vieram da Itália, com relação à família, têm o sobrenome BELLATO, escrito com dois "LL".