Alvarina Teresa Bellato

                                   santinha biografia

Alvarina Teresa Bellato, carinhosamente apelidada de Santinha pelos familiares e amigos, nasceu aos 26 de novembro de 1929 na cidadezinha de Divisa Nova, então distrito de Cabo Verde, na casa de seus avós José Américo Teixeira (Juca) e Alvarina Amaral Teixeira, pois sua mãe Benedita tinha ido de Ponte Alta, hoje Monsenhor Paulo, para dar à luz na casa de seus pais.

Alvarina foi batizada na igreja de Nossa Senhora da Conceição, tendo como madrinha sua tia Maria do Carmo. Algum tempo depois retornou com sua mãe para Ponte Alta, onde morou até 1936, quando sua mãe faleceu. Retornou a Divisa Nova para residir com seus avós maternos. Tinha na época sete anos de idade.

Em Divisa Nova, estudou no Grupo Escolar Tristão da Cunha. Posteriormente foi para Alfenas, tendo estudado no Internato do Colégio Sagrado Coração de Jesus, dirigido pelas irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, até o segundo ano normal, quando se transferiu para a Escola Normal São José de Paraguaçu, diplomou-se   professora, no ano de 1947. Voltando a Divisa Nova, passou a lecionar no grupo escolar onde havia iniciado seus estudos.

Santinha passava suas férias na casa de seu pai e sua madrasta em Monsenhor Paulo, onde conheceu o primo Luiz Fernandes Bellato. Depois de um tempo de namoro resolveram casar-se, o que aconteceu aos oito de abril de 1961, na cidade de Monsenhor Paulo, em cerimônia oficiada pelo Reverendíssimo Padre Luiz Miguel da Silva. Nessa ocasião, Santinha conseguiu sua transferência para o Grupo Escolar Zoroastro de Oliveira em Campanha, cidade onde passou a residir. Nesse educandário, lecionou até sua aposentadoria.

Durante quarenta e oito anos, permaneceu casada com Luiz Fernandes Bellato, quando então enviuvou-se. Dessa união, nasceram três filhos: Luiz Eduardo Bellato que faleceu ainda criança, Luiz Alberto Bellato e José Marcos Bellato.

Luiz Alberto é contabilista, advogado e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal.  É casado com Maria de Fátima Andreatta, contadora e possui os filhos Luiz Attílio, engenheiro civil, casado com Lívia Furtado Borges, advogada e Isadora formada em Administração de Empresas e funcionária do Banco do Brasil S.A.

 José Marcos Bellato, cirurgião dentista, reside na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, é casado com a professora Tânia Mara Cury e possui os filhos Giuseppe e Ana Clara.

 Santinha, em toda sua vida, dedicou-se à família, à sua missão de professora e educadora e à sua religião. Aos 87 anos foi acometida de breve doença e faleceu cercada do carinho de familiares e amigos, na noite de 9 de maio de 2016.

 

 

Depoimentos colhidos em redes sociais:

Giuseppe, neto.

Hoje, logo que acordei recebi uma ligação, nela me falaram que minha avó havia falecido nessa madrugada. Nesse momento perdi totalmente meu chão e me senti abandonado em um espaço vazio... seria isso o pior pesadelo da minha vida?? Seria apenas um engano e logo mais receberia outra ligação com boas notícias?? Não sabia... Só sabia que isso não podia estar acontecendo...
Agora, a noite cai e eu crio coragem para abrir meu fb e vejo o quão amada a senhora era, um exemplopara todos que a conheciam, fico honrado por ser seu neto e por ter convivido toda minha vida com uma pessoa de tão bom coração e animo para a vida.
Nesse momento começo a voltar para a realidade, vejo que tudo isso realmente aconteceu e me coloco em prantos... Como eu queria que poder vê-la pelo menos mais uma vez para escutar algum de seus conselhos... de suas histórias... contar para a senhora como foi a minha semana... ou então que fosse apenas para olhar-te nos olhos e, mesmo que no total silêncio, sentir o quanto me amava.
Entendo que Deus tem um plano para todos e que ao fim ele nos chamará para junto dele novamente, entendo que nesse momento a senhora habita um lugar que daria inveja em qualquer ser, mas espero que saiba que partiu deixando muitas saudades e que seu neto te amara para sempre e contará para as gerações futuras o quão magnífica a famosa Dona Santa foi... Hoje uma luz na família se apaga, mas uma se acende no céu... Te amo para sempre vovó!

Letícia Belato sobrinha

Meu querido primo, desde a madrugada quando recebi a notícia estou aqui sem palavras e sentindo uma enorme tristeza por hoje perdermos nossa tão amada e alegre Tia Santa. Aí coloquei-me a rezar e pedi a Deus que console o coração de vocês, que lhes dê força para superar e comecei a pensar: ela se foi de uma maneira serena, sem sofrimento, sem doenças, sem tristeza! Assim era Tia Santa só Alegria! Vocês foram filhos, noras, netos e netas exemplares, ela foi amada cada segundo, querida sempre ao lado de vocês, nunca deixada para trás, e é isto que vocês têm que ter a certeza que valeu a pena! Força meus queridos! Um grande abraço.

________________________________________________________________________

 Ana Clara Cury Bellato, neta

 A realmente é muito difícil de acreditar que isso possa ter acontecido!! Ela se foi e deixou um grande vazio em todos nós!! Agora fica a saudade de poder vê-la mais uma vez! Ela era uma pessoa maravilhosa que amava todos nós, e podia sentir o nosso amor por ela! O céu deve estar em grande festa, pois uma mulher tão maravilhosa como ela é difícil de se achar! Te amo muito vó!

_________________________________________________________________________________

Luiz Alberto, filho. 

Dia das mães de muita alegria!! E hoje de muita tristeza!! Minha mãe partiu! O Senhor a chamou e ela foi se encontrar com Ele e com o meu pai, sua eterna e imortal paixão! Descanse em paz, querida. Saudades eternas!

___________________________________________________________________________________

 Isadora, neta

Não sei porque você se foi...
Quantas saudades vou sentir!
E aquele adeus não pude dar.
EU GOSTAVA TANTO DE VOCÊ
Saudades eternas!